DESPERDÍCIO E REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS
DESPERDÍCIO E REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam comida no mundo. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), as 40 mil toneladas de alimentos jogadas fora por dia poderiam nutrir cerca de 19 milhões de pessoas diariamente.

Nem todo mundo sabe, mas uma grande parte dos alimentos desperdiçados poderiam ser reaproveitados de outra forma. As cascas de frutas e legumes, por exemplo, têm um alto valor nutricional e, de acordo com a ONG Banco de Alimentos, possuem uma quantidade até maior de vitaminas, sais minerais e proteínas que a parte que normalmente consumimos.

 

Na sequência, confira o artigo de Paula Louredo, graduada em Biologia, disponível no site: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/reaproveitamento-dos-alimentos.htm

Estudos mostram que 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada em razão da falha no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização. No Brasil, toneladas de alimentos que poderiam ser aproveitadas por famílias carentes são jogadas fora todos os dias. Isso dá ao Brasil o título de “país do desperdício”.

A falta de conhecimento da população sobre as propriedades nutricionais dos alimentos é um dos fatores que levam ao desperdício. Além da conscientização sobre o desperdício dos alimentos, a população também precisa conhecer os alimentos que farão bem ou mal para a saúde.

A educação nutricional começa em casa, mas na escola o professor pode trabalhar com os alunos maneiras de se reaproveitar alimentos. Partes de alimentos e sobras podem ser reaproveitadas, tornando-se receitas novas e deliciosas.

Se a escola dispuser de cozinha experimental, o professor pode colocar algumas receitas para votação. Após a escolha, os alunos devem levar os ingredientes necessários para fazer a receita na escola.

Se a escola não dispuser de cozinha experimental, pode-se propor à coordenação uma manhã, tarde ou noite gastronômica. Após uma reunião com a coordenação e pais de alunos, as receitas seriam distribuídas às famílias que as fariam em casa e as levariam para degustação na escola. Mas tudo com a ajuda dos alunos, que teriam que participar do preparo das receitas. As receitas feitas na cozinha da escola também poderiam ser colocadas para degustação no horário do recreio.

Há muitas maneiras de se reaproveitar e evitar o desperdício dos alimentos, basta conhecer o valor deles. Abaixo seguem algumas dicas de como podemos reaproveitar sobras de alimentos:

O arroz que sobrou de uma refeição pode virar bolinhos, arroz de forno, risotos;

O feijão que sobrou também pode virar tutu, feijão tropeiro, bolinhos, virado;

Com a carne assada e a carne moída que sobraram é possível fazer croquetes, recheios de tortas, omeletes e pastéis, molhos;

Pode-se aproveitar o leite que talhou fazendo um delicioso doce de leite.

Outra forma de evitar o desperdício é utilizar as cascas, talos e folhas dos vegetais em receitas. Alguns exemplos seguem abaixo:

Bolo de casca de frutas

Ingredientes: 2 copos de cascas de frutas lavadas (manga, goiaba, banana, pera); 1 ½ colher (sopa) de manteiga; 1 colher (chá) de fermento em pó; 2 ovos; 2 ½ copos de farinha de trigo; 1 copo de leite; 1 copo de açúcar; 1 pitada de sal.
Modo de preparo: bata as cascas com o leite em um liquidificador. Depois coe o líquido e reserve. Bata as gemas, a manteiga e o açúcar. Acrescente as cascas batidas, a farinha, o fermento e misture bem. Por último, coloque as claras batidas em neve. Misture tudo e asse em forma untada.

Doce de casca de banana

Ingredientes: 3 copos de casca de banana lavada; 2 copos de açúcar.

Modo de preparo: bata as cascas de banana no liquidificador. Coloque em uma panela junto com o açúcar, leve ao fogo brando e mexa sempre. Retire do fogo quando estiver soltando da panela. Despeje em um tabuleiro untado para esfriar. Depois enrole e passe no açúcar.

Bolinho de vegetais

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de casca de chuchu, cenoura, berinjela; ½ xícara (chá) de talos de agrião e salsa; ½ xícara (chá) cebola ralada; 1 dente de alho; 2 colheres (sopa) de óleo para refogar; 4 colheres (sopa) de farinha de trigo; ½ xícara (chá) de leite; ½ xícara (chá) de água; 1 xícara (chá) de arroz cozido; ½ xícara (chá) de farinha de rosca; 1 xícara(chá) de óleo para fritar.
Modo de preparo: lave bem as cascas dos legumes e talos das hortaliças, pique-os e reserve. Refogue a cebola e o alho no óleo. Junte as cascas e os talos e, se necessário, ½ xícara de chá de água. Refogue até ficarem macios. À parte, dissolva a farinha de trigo no leite e na água e junte ao refogado. Cozinhe mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Desligue o fogo e misture o arroz cozido. Faça bolinhos, passe-os na farinha de rosca e frite.

Todas as receitas propostas precisam da supervisão de um adulto durante sua realização.

 

Confira AQUI outras dicas para reaproveitar alimentos e faça a sua parte!