CONFERÊNCIA SANTO ANTÔNIO MARCA PRESENÇA EM EVENTO PROMOVIDO PELO CONSELHO METROPOLITANO DE CARATINGA.
No dia 05 de março de 2017, a consocia Maria de Fátima Ribeiro Lima e os confrades Antônio e Isac Hudson representaram a Conferência Santo Antônio em um encontro promovido pelo Conselho Metropolitano de Caratinga na cidade de Raul Soares/MG. O encontro foi marcado por muita simplicidade, calor humano, forte espiritualidade, alegria e formação. O evento estendeu-se das 08 às 16 horas, durante este período três intercessores se revezavam diante do Sacrário rogando pelo seu êxito e pela vida de todos os presentes. O simbolismo expresso pela água (recordação do nosso Batismo, nascimento para uma vida nova), sal (nossa ação que “tempera” o mundo) e pela vela (o calor do Espírito Santo em nossa alma, acendendo em nosso coração a Luz do Cristo para que também nós possamos iluminar as realidades à nossa volta) ajudou a compor a atmosfera espiritual.
Houve muitos momentos de descontração, com músicas animadas e cantores muito afinados. Emocionante foi a Adoração ao Santíssimo, na capela anexa ao asilo mantido pela Sociedade de São Vicente de Paulo - SSVP -, momento marcado por belas canções, forte espiritualidade e muita oração.
Elencamos a seguir, as palestras ofertadas, todas com um conteúdo muito substancioso e ministradas por pessoas altamente capacitadas:
1 - Palestra sobre Nossa Senhora, ministrada pela Consócia Maria Celeste: Tratou das honras atribuídas a Maria, a quem a SSVP está consagrada, e ilustrou com testemunho pessoal de uma graça alcançada. Falou, ainda, sobre alguns títulos marianos, sobre o dogma da Imaculada Conceição e a importância de se rezar o Terço, conforme o pedido de Maria em Fátima; encerrou com uma reflexão sobre a oração da Salve Rainha.
2 - Palestra “Vicentino, força viva dentro da Igreja”, ministrada pela Consócia Inês: Levou-nos a refletir se estamos sendo força viva e ativa, a começar pela igreja que somos nós mesmos. Refletiu que é através do pobre que alcançaremos nossa salvação, portanto, devemos assumir nossa missão e viver o nosso “sim” através da caridade, engajando-nos na Igreja em prol do Reino e dos mais necessitados. Para tanto, devemos ser pessoas de oração, vivendo em plenitude a espiritualidade de São Vicente de Paulo.
3 - Palestra sobre aspectos práticos da SSVP, ministrada pelo Confrade Antônio, do departamento missionário do Conselho Metropolitano de Caratinga: Ressaltou a importância da Bíblia e da Regra para o vicentino, pois é nestas que a SSVP está fundamentada. Tratou da hierarquia da Sociedade, alertando para que, nesta pirâmide, a unidade mais importante são as Conferências, pois sem elas não existiriam as outras instâncias, é nesta base que o serviço bruto acontece. Indicou ainda que o vicentino deve ser frequente às reuniões, chegando com pontualidade e evitando desviar dos assuntos tratados na reunião. Incentivou-nos a redescobrirmos a beleza do serviço prestado pela SSVP e a cultivarmos a espiritualidade como forma de nos fortalecermos para a ação.
4 - Palestra “Promoção humana e espiritual”, ministrada pelo Confrade Danilo, tesoureiro do Conselho Central de Caratinga: Devemos ajudar o nosso próximo a evoluir, promover a mudança de estruturas, ofertando-lhe o que ainda não tem - física e espiritualmente -, para que possa sair da situação de vulnerabilidade, assumindo sua própria história.
5 - Palestra sobre a Igreja, ministrada pela Consócia Danimar: Motivou-nos para o trabalho e apresentou aspectos da história da Igreja, como sua fundação, além de elementos doutrinários, tais como os Sacramentos e os Mandamentos.
O teor destas palestras foi discutido e enriquecido durante o trabalho em grupo, onde todos puderam refletir sobre os temas abordados. Por fim, a Consócia Dona Silvana, Presidente do Conselho Central de Raul Soares, fez suas considerações e agradecimentos e o Encontro foi finalizado com a Celebração da Palavra.
Após a celebração, todos os presentes foram brindados com uma terna e agradável surpresa: foi exposta uma relíquia de São Vicente de Paulo, que todos puderam apreciar e tocar, pedindo a proteção e a intercessão do nosso querido patrono, incansável na caridade e no desejo sincero de servir a Deus nos mais necessitados.