Criar uma Loja Virtual Grátis
Mensagem para o mês de Janeiro - A regra da SSVP
Mensagem para o mês de Janeiro - A regra da SSVP

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) foi fundada em 23 de abril de 1833, por um grupo de sete jovens, na França. Em pouco tempo, aquele grupo cresceu a tal ponto que foi preciso dividir-se em vários outros grupos menores, pois era inviável reunir tantas pessoas para discutir os assuntos pertinentes à SSVP. Com essa providencial divisão, a SSVP foi crescendo e se espalhado pela cidade de Paris... depois por toda a  França... pela Europa... e hoje está presente em 151 países do mundo. Devido a essa divisão, em 1835, Frederico Ozanam e François Lallier escreveram a Regra da SSVP, prefaciada por Emannuel Bailly, primeiro presidente geral da Sociedade. Esta Regra é a que seguimos ainda hoje, em todo o mundo, com algumas modificações que se fizeram necessárias devido às mudanças dos tempos.

A Regra é a orientação necessária para que todas as unidades vicentinas do mundo trilhem um mesmo caminho, e a SSVP tenha uma identidade e unidade bem definidas. Já imaginou se não houvesse uma Regra, e cada unidade pudesse funcionar a seu modo?..

A Regra é tão importante que o Presidente Geral da SSVP no período de 1848 a 1886, o Confrade Adolphe Baudon, disse, numa frase emblemática:

 

“Uma Conferência progride, quando cumpre o Regulamento, e decai e desaparece, se deixa de segui-lo”.

 

A organização de uma Conferência está em todos os detalhes, desde a pontualidade nas reuniões, a organização do arquivo e livros, no cadastro dos assistidos, etc. Ao longo de cada ano, temos obrigações a cumprir, como a Coleta da Solidariedade, a Coleta de Ozanam, a Consagração ao Sagrado Coração de Jesus, a Renovação do compromisso vicentino, leitura da Carta de Agregação, a pontualidade nos relatórios, entre tantos outros. Mas para que fiquemos em dia com nossas obrigações, é preciso que estejamos em sintonia com a SSVP de todo o mundo, precisamos ler e conhecer a Regra, estar em contato com os Conselhos, além de ler os informativos da SSVP, mormente o Boletim Brasileiro.

Quando ingressei na Conferência, em 1993, era costume ler trechos da Regra durante a Leitura Espiritual, em algumas reuniões; quando comecei ali, como aspirante, o presidente sempre pedia que eu fizesse a leitura, que era comentada pelos presentes, e dessa forma, o texto da Regra estava sempre vindo à tona, gravando-se naturalmente em nossa memória.

Ao longo do ano de 2017, iremos ler um trecho da Regra da SSVP no fim de cada reunião, para que meditemos durante a semana, reavivando estas orientações tão importantes para o trabalho vicentino. Para isso, é de grande importância haver assiduidade e pontualidade nas reuniões, para que possamos investir em nossa formação, para que possamos melhor, contra as pobrezas, agir juntos!

 

 

Antônio Gonçalves Hudson.