Historico da Conferência Santo Antônio da SSVP
A Conferência Santo Antônio da Sociedade de São Vicente de Paulo foi fundada em 08 de dezembro de 1949, pelo Padre Antônio Russo Neto. Nesta época, Santo Antônio do Grama ainda era uma vila, pertencendo à cidade de Rio Casca. Na reunião convocada pelo Padre Russo, compareceram os seguintes membros, co-fundadores desta unidade vicentina: Etelvino da Silva Leão, Raimundo Rodrigues de Carvalho, Lourenço de Paula Braga, Gabriel Paixão Filho, José Silva Oliveira, José Firmino de Miranda, Luiz Alves de Souza, Manoel Gonçalves Quintão, José Bento Saraiva, José Soares de Miranda, Teodoro José da Silva, José Severiano de Azevêdo, José Nunes Leal, Altair Leão, Izidro Rafael Braga, Manoel de Deus Barbosa, Antônio Castilho Domingues, Cirilo Luiz, João Herculano Salgado, Raimundo Januário Pereira, Gualter Fernandes Barbosa, Wilson de Paula Gomes, Antônio Martins Sobrinho, Cinézio Policarpo da Luz, Ulisses de Azevêdo, Manoel Januário Martins, Luiz Pinheiro de Souza, Geraldino Alves de Lemos e José Salgado Polesca.
A primeira diretoria da Conferência foi assim constituída:
Presidente: Etelvino da Silva Leão
Vice-presidente: Antônio Martins Sobrinho
Secretário: Altair Leão
Tesoureiro: Wilson de Paula Gomes
Depois de fundada, a Conferência ficou inativa durante um ano, sendo reorganizada pelos mesmos vicentinos no dia 10 de dezembro de 1950. A Conferência estava vinculada ao Conselho Particular de Rio Casca. As reuniões eram feitas na Igreja Matriz de Santo Antônio, às 11 horas.
Nesta época não havia os programas sociais que existem hoje; a Conferência assistia as pessoas carentes com cestas de alimentos, pagamentos de remédios, roupas, passagens para indigentes, conserto de moradias, e sepultamento. Naquele tempo era preciso pagar pela confecção dos esquifes e também pelo serviço do coveiro. A Conferência realizou muitos sepultamentos de pessoas pobres. Houve uma época em que distribuiu filtros de água entre os carentes.
Nos anos 70, a Conferência Santo Antônio passou a estar vinculada diretamente ao Conselho Central de Ponte Nova, algo que era comum entre algumas conferências de cidades pequenas; esta situação era conhecida como “Conferências Isoladas”.
A Conferência era composta apenas de confrades; no início da década de 70, o Conselho Central de Ponte Nova incentivou a participação das mulheres, e assim começou a participação das consócias em nossa unidade vicentina.
A Conferência Santo Antônio foi agregada à SSVP no dia 25 de maio de 1981, na gestão do saudoso confrade José Custódio. A Carta de Agregação, proveniente da França, foi assinada pelo então presidente do Conselho Geral Internacional, o Sr. Amim A. de Tarazzi, e se encontra na nossa sede.
Nos anos 80, a Conferência realizava projetos como a Campanha do Agasalho, junto com o Clube de Jovens, como era chamado na época. Fazia ainda a Feira da Pechincha, possibilitando a aquisição de roupas pelas pessoas mais pobres. Desde sua fundação, faz todo ano o Natal dos Pobres, aliás, sua primeira atividade.
Foi no dia 03 de julho de 1988 que as reuniões passaram a ser na sede atual. Neste mesmo mês foi adquirida a imagem de São Vicente, que está na sede até hoje.
No dia 11 de novembro de 1989, a Conferência voltou a estar vinculada ao Conselho Particular de Rio Casca, pois já não se permitia a existência de Conferências Isoladas.
Em outubro de 2003, a Conferência começou a realizar a Campanha do Quilo, nos três horários de Missa do primeiro domingo de cada mês.
No VII Congresso Nacional da Juventude, na gestão do presidente do Conselho Nacional do Brasil da SSVP confrade Leocádio Aragão Sabino, foi proposta pelos coordenadores de Comissões de Jovens a regionalização do Brasil, criando-se 7 regiões. O confrade Pedro Tenuto propôs que cada região ficasse sob a proteção de Nossa Senhora, em suas diferentes invocações. Em 1997 esta regionalização se estendeu a toda a SSVP brasileira. A Conferência Santo Antônio está na área da Região II, sob a proteção de Maria Rosa Mística.
A situação da Conferência atualmente é a seguinte:
Conferência Santo Antônio
Vinculada ao Conselho Particular de Rio Casca
Área do Conselho Central de Raul Soares
Área do Conselho Metropolitano de Caratinga
Conselho Nacional do Brasil (Rio de Janeiro)
Conselho Geral Internacional (França).
Sede da Conferência Santo Antônio: Rua Padre Cândido, 138 – Santo Antônio do Grama – Minas Gerais.
Reuniões: Sábado, às18 horas.